Rádio Escola CEACO - clique e ouça

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Estudantes do CEACO prestam homenagem à ex-colega Laiane Araujo

No dia 03 de agosto deste ano, no turno vespertino, estudantes, professores e funcionários do CEACO se reuniram no pátio da escola para homenagear a ex-estudante Laiane Araújo, 1º ano vespertino, brutalmente assassinada pelo namorado na noite do dia 29 de julho.



Primeiro dia de aula depois do ocorrido, os estudantes do vespertino, especialmente os colegas e amigos mais próximos, expressaram sentimentos de dor e inconformação com a perda da amiga, num clima de tristeza e choro, quase incontroláveis em alguns estudantes.
Os primeiros momentos da tarde foi de acolhimento, confortação e diálogo entre os próprios estudantes e entre eles e os professores, não havendo clima para que as aulas acontecessem normalmente. Inclusive foi necessário levar algumas estudantes ao hospital, por não se sentirem bem com o clima de comoção que se instalou.
Choro, silêncio e conversas preencheram a primeira hora da tarde, ao mesmo tempo que um grupo de estudantes preparavam cartazes e fotografias em homenagem à estudante, enquanto funcionários e professores organizavam o pátio para o momento de homenagem.


Por volta das 14h30, num clima de silêncio nunca visto na escola, os estudantes, professores e funcionários se reuniram no pátio. Os professores se revesaram, expressando-se sobre o ocorrido buscando refletir com os alunos sobre as constantes situações de violência que envolvem os jovens brasileiros, na atualidade, sendo a principal causa de morte nessa faixa etária e sobre a necessidade e as possibilidades de se evitar tais situações, inclusive nos relacionamentos afetivos.
Além disso, os professores disseram palavras de ânimo e entusiasmo para os estudantes, pedindo-lhes que guardem na memória somente as coisas boas que Laiane espalhou entre todos, na escola e na comunidade, buscando superar o momento de tristeza, procurando voltar a ter uma vida normal, vivendo momentos de alegria e situações que ajudem apagar um pouco a tristeza que tomou conta de todos.
Após esse momento de diálogo, os estudantes exibiram um vídeo que fizeram em homenagem a Laine e reproduziram a música "Sua história" de Mc Gui, momento que novamente provocou muita comoção e choro entre os estudantes. 


Após a homenagem novas palavras de ânimo foram ditas pelos professores e todos se abraçaram formando um círculo em um momento de oração pela estudante Laiane, por seus familiares, colegas e amigos, para que superem o momento de angústia e tristeza, como também pelo jovem que cometeu o crime e seus familiares, que também estão sofrendo. 
A tarde de trabalho foi encerrada com a merenda e a saída silenciosa dos alunos, professores e funcionários.




 















Nenhum comentário:

Postar um comentário