Rádio Escola CEACO - clique e ouça

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Alunos do 1º ano realizam peça teatral

No dia 01/04/2015, no CEACO, os alunos do 1° ano matutino realizaram uma apresentação teatral com base o tema da campanha da fraternidade, como acontece todos os anos no colégio. A peça foi criada pelos alunos junto ao professor Edivan, o tema desse ano foi “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (Mc 10, 45).
A apresentação retratou o preconceito que muitas pessoas sofrem por serem de religiões diferentes, principalmente, sobre a construção de uma igreja na praça da cidade, na qual usavam sempre o termo “isso é coisa de crente!”. Com isso, estudantes que presenciavam ou sofriam esse tipo de preconceito resolveram se reunir no intervalo do colégio para discutir sobre o assunto, relembrar algumas passagens bíblicas e questionar sobre o tipo de fé das pessoas, pois muitos dizem ter fé, mas não servem a Deus.
No final do bate papo, os estudantes combinam de fazer ações conjuntas para sua comunidade e com isso, tentar acabar com várias discriminações que ocorriam na cidade.
Após a encenação, foi exibido no data-show, fotografias de ações sociais que os alunos do 1º ano fizeram, como por exemplo, visitas à creche municipal para brincar com as crianças, visitas à doentes no hospital da cidade, visitas à moradores do bairro Cortiço, um bairro que sofre muita discriminação, e um abaixo assinado para tentar acabar com as péssimas condições na distribuição de água pela da Embasa.
Também haveria apresentação do 1º vespertino, porém não aconteceu.


Por Séfora Maria e Willian Marques.

Pais e mestres discutem sobre a aprendizagem dos filhos

No sábado, dia 18/04/2015, pela tarde, foi realizada a primeira reunião de pais e mestres do ano no Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira (CEACO). A reunião contou com a presença de vários pais e mães de alunos, que participaram com o intuito de procurar ficar por dentro do que está sendo discutido na escola e como está o desenvolvimento dos alunos/filhos.

No início da reunião houve apresentação dos pais, professores e funcionários e o diretor João Pedro apresentou alguns informes, como exemplo, a realização da eleição de líderes de turma na escola e sobre o atraso da merenda escolar e a dificuldade pra adquiri-la. Além disso, o professor Edivan relatou sobre o calendário letivo e o questionamento dos alunos por estudarem nos sábados. 
Foi discutido entre pais e professores sobre Projetos Estruturantes da Secretaria de Educação da Bahia, criados a partir da experiência das escolas estaduais, a exemplo do FACE - Festival Anual da Canção Estudantil; AVE- Artes Visuais Estudantis; TAL- Tempos de Literárias; e JERP - Jogos Estudantis da Rede Pública. 
Além disso, foi apresentado o projeto Meio Ambiente: saber cuidar ativo na escola desde 2013 com a coordenação da professora Márcia, e também o Projeto Comunicação Interação e Aprendizagem por meio do qual os estudantes produzem notícias da escola para o blog, o boletim e a rádio-escola, apresentada nos intervalos das aulas, pelos estudantes do segundo ano vespertino e matutino. 
Além disso, também foi apresentada a festa junina que já é tradição no colégio e que já esta mais perto do que longe de acontecer.
Dando sequência aos trabalhos a professora Tânia fez uma dinâmica com o texto “Boletim do Papai” e, depois da leitura, abriu espaço para quem quisesse comentar alguma coisa sobre a dinâmica e apenas um pai comentou (Adailton Carneiro). Também foi exibido um vídeo que falou sobre a presença dos pais na escola.

Na reunião, ainda foi discutido sobre o comportamento e interesses dos alunos na sala de aula, mas também fora. Os pais foram divididos em 4 grupos para responder perguntas sobre de que forma eles têm contribuído na educação dos seus filhos, o que esperam da escola em relação á formação (ensino/aprendizagem) dos seus filhos, de que maneira a escola pode contribuir na transmissão de valores como disciplina, respeito mútuo, preservação ao patrimônio, solidariedade, compromisso, etc., e como a família e a comunidade escolar podem intervir para que os jovens sejam bem sucedidos na sociedade atual cheia de conflitos e desafios.
Nas discussões das questões percebemos que o uso do celular dentro da sala de aula não ocorre somente com os próprios alunos mas também por alguns professores. Enfim, os pais também debateram entre si sobre o uso do celular pelos seus filhos na sala de aula. Foi destacado também como problema a falta de professores. 
A reunião foi encerrada com um sorteio entre pais e representantes e a ganhadora foi a aluna Ana Karollayne do 2º ano matutino.

Por Jaqueline Silva, Andreza Mota,
Maria Benedita e Eduarda Carneiro.






Realizada eleição de líderes de turmas no CEACO

No dia 26 de março de 2015, foi realizada no CEACO a eleição de líderes estudantis por turmas. A eleição foi realizada em cada sala com a presença de um professor (a) e cada aluno escolheu um garoto e uma garota de sua sala para votar, sendo que o aluno e a aluna com mais votos foram considerados eleitos líderes da turma. Na turma do 1º ano vespertino, a eleição foi realizada pela professora Tânia Carneiro, e os alunos eleitos foram: Emerson Carvalho e Grazielle Lima.
Na turma do 2º ano vespertino a eleição foi realizada pela professora Márcia Cedraz e os alunos elegeram Iolanda Almeida e Henrique Oliveira, para serem o representante da sala.
No 3º ano vespertino a eleição também foi realizada com a presença da professora Márcia Cedraz e os alunos eleitos foram: Aline Oliveira e Wagner Ziurguem.
A eleição foi realizada com o pretexto dos alunos participarem das decisões do colégio.
             

Por Alisson Santos da Silva e Joelson Silva

Início do ano letivo com muitas mudanças!



O ano letivo teve início no dia 02 de março de 2015, com o encontro de alunos, funcionários e professores no pátio do Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira.
Logo na apresentação dos membros da escola percebemos mudanças no quadro de professores: a professora Elivia Muniz deixou a escola para cursar medicina e a professora Huda Santiago para fazer doutorado em linguística.
Com isso novos professores chegaram para completar o corpo docente do colégio: Cíntia (Filosofia em todas as turmas do Matutino/Vespertino, Sociologia no 3° ano do Matutino, Artes e Sociologia no 1° ano do Vespertino); Ivanilda (Matemática em todas as turmas do Matutino/Vespertino); Ivan (Química em todas as turmas do Matutino/Vespertino e Física no 2° ano do Matutino/Vespertino) e Tânia (Biologia em todas as turmas do Matutino/Vespertino e Física no 1° ano do Matutino/Vespertino).
Com as apresentações da direção, professores e funcionários, ocorreu também à apresentação dos projetos que a escola vai desenvolver ao longo do ano, como: o Tempo de Artes Literárias (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERPS).
Ainda no evento de abertura do ano letivo tivemos a presença de algumas alunas de faculdades públicas, falando das conquistas e dificuldades que enfrentaram, e passando mensagem de apoio e incentivo para os alunos buscarem a ingressar numa universidade pública, ao concluírem o Ensino Médio, a conhecerem as universidades públicas da região e as oportunidades de cursos, a acreditarem na possibilidade de ingresso a partir do exemplo de ex-estudantes do CEACO.
Neste dia também, foi um momento para dar as boas-vindas há todos os recém-chegados na escola, desejando um ótimo ano letivo a todos!
Ainda sobre o início do ano, durante a metade da 1° unidade a professora Núbia Rosângela tirou licença prêmio de três meses, um direito que os professores e funcionários da rede pública possuem a cada cinco anos, só retornando em julho, sendo substituída pela professora Naylana (LPLB no 1° e 3° ano do matutino/vespertino e Sociologia no 1° matutino).
Para esse início da 2° unidade, temos a chegada da professora Edilma, que foi convocada como professora efetiva da Secretaria da Educação (depois de 5 anos de luta na justiça) e a saída de algumas professoras como: Cíntia e Tânia, substituídas por outros professores.


Por Júnior Carneiro e Wesley Silva