Rádio Escola CEACO - clique e ouça

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Viagem estudantil ao centro histórico de Salvador

  

Dia 20/11/2015, mais uma vez os estudantes do 1º ano matutino e vespertino do CEACO tiveram o privilégio de visitar o centro histórico de Salvador, mais conhecido como Pelourinho.

O Museu da Misericórdia, primeiro a ser visitado pelos estudantes, é um dos mais importantes espaços culturais da Bahia, possuindo em seu acervo obras que contam um pouco da história do estado e do país. Ainda dentro do museu, encontramos a Igreja da Misericórdia, considerada um marco de arte portuguesa e um dos mais belos monumentos religiosos de Salvador.

              
Ainda pela manhã, os estudantes visitaram a Igreja e convento São Francisco um dos melhores modelos da primeira época do estilo Barroco que é toda revestida de talha dourada, que lhe dá a aparência de uma grande “igreja de ouro”.

     


Após almoço alunos e professores circularam pelas ruas do Pelourinho, visitaram a Escola Olodum e em seguida a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, uma igreja católica de salvador construída pelos negros e frequentada pelos mesmos, num tempo em que eles não tinha espaço nas outras igrejas.


     

Logo após, a visita ocorreu na antiga Escola de Medicina da Bahia – um Patrimônio Artístico e Cultural do Brasil, onde atualmente funcionam o Memorial de Medicina, a Biblioteca Histórica, o Museu Afro-Brasileiro e o Museu de Antropologia e Etnologia da UFBa, onde os estudantes puderam conhecer um pouco da cultura africana em obras de arte trazidas daquele continente, chamando a atenção de todos a sala dos orixás com obras do artista baiano Caribé.    

                     

Além disso, os estudantes participaram da Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, onde estavam ocorrendo diversas apresentações culturais e manifestações de movimentos Negros em comemoração ao dia da Consciência Negra.

          

Encerrando a nossa belíssima viagem com a visita ao Mercado modelo – tradicional centro de artesanato, típico da Bahia, local onde reúne o que há de mais expressivos nas tradições locais.

                                                                                           Por Lyandra Marcia e Cananda Virginia 


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Estudante do CEACO chega à etapa estadual do TAL



Foi realizado o sarau do projeto TAL - Tempos de Arte Literária no CEACO, no dia 14/08/2015, com apresentações das poesias dos estudantes, produzidas nas oficinas realizadas em sala de aula. O projeto chegou até o nosso colégio através da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, sendo dividido em três etapas: escolar, regional e estadual.



O sarau teve como comissão julgadora, os professores Ivonei de Almeida, Gildenôr Ferreira de Oliveira, Huda da Silva Santiago e o ex-estudante do CEACO Clédson Kelvim de Araújo Carneiro que avaliaram as produções e decidiram premiar em 1º lugar Andreissa Jesus Oliveira com o poema “Nunca fui, mas tu não veio” estudante do 2º ano matutino, em 2º lugar o poema “Por que?” da estudante Maria Benedita Pires Carneiro também do 2º ano matutino e em 3º lugar a poesia “Demonic” do estudante do 2º ano vespertino Alisson Santos .

Este projeto é de natureza educativa, Artístico-literário e cultural e tem como objetivo estimular a produção literária no ambiente escolar e os diversos gêneros literários, assim como a valorização das manifestações culturais regionais.
 

A poesia vencedora participou do sarau regional no NRE (Núcleo Regional de Educação) em Serrinha e ficou entre os três primeiros colocados. Agora a poesia de Andreissa participará da etapa estadual do TAL que irá acontecer no dia 02 de dezembro, às 17h, no 4º Encontro Estudantil que a Secretaria de Educação realizará em Salvador, no Arena Fonte Nova.

Por Lyandra Marcia e Daniel Sampaio



terça-feira, 10 de novembro de 2015

CEACO: Professor de Química faz exposição de minerais para estudantes

Trabalhando com geociência uma abordagem do Ensino Médio, o professor de química da escola, Ivan Martins disponibilizou aos estudantes do CEACO o contato com minerais composto por elementos presentes na Tabela Periódica, trabalhados em química e relacionados à crosta terrestre, conteúdo referente à geografia.
Inicialmente a proposta era trabalhar de forma lúdica com os estudantes da 1ª série, para mostra-los que os elementos trabalhados na tabela existem, estão presentes no ambiente e vão muito além da teoria, formando os minerais e as rochas.
Foi feita apresentação utilizando as TICs, onde o professor abordou no ponto de vista geográfico a definição de rocha e mineral, identificando/exemplificando com as amostras disponíveis. Eram elas: calcita, fluorita, enxofre, feldspato, rochas ígneas, magmáticas e sedimentares, quartzo verde, rosa e transparente, além de dois tipos de óxidos.
Após a apresentação foi feito um bingo similar ao tradicional, porém eram feitas perguntas relacionando conhecimentos geológicos e químicos, ao que denominaram “Bingo Geoquímico”.
Ao final da aula, os estudantes demonstraram interesse sobre as rochas, ficando em exposição na sala de vídeo durante todo o intervalo.
A exposição foi feita com o apoio do Laboratório de Geologia vinculado ao Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), sob supervisão da Prof.ª Msc Tainã Mamede e colaboração do estudante de Química, João Paulo Magalhães.






Texto e fotos por: Andreissa Oliveira,
2ª série matutino

CEACO Implanta Coleta Seletiva do Lixo

Foi realizado nessa quarta-feira, dia 21/outubro, no pátio da escola, nos turnos matutino e vespertino, a implantação do projeto de coleta seletiva na escola, pela professora Márcia Cedraz e pelos alunos que compõem o projeto COM-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida).
No turno matutino a professora Márcia apresentou um vídeo que mostra cenas do mundo da atualidade perante ao lixo e a aluna Andreissa Jesus fez a discursão do vídeo com os alunos e professores. Logo após, as alunas Jessica do primeiro ano e Rafaela do terceiro apresentaram um slide com o tema “coleta seletiva e seus benefícios”, que contou com a ajuda da professora Márcia e do professor Lucivaldo para as explicações. Ainda durante a presentação, o professor e vice-diretor Edivan Carneiro apresentou como foram conseguidos os kits dos coletores para a escola e foi aproveitado para discutir aonde iriam ser colocados os coletores na escola.



A apresentação contou também com a presença da conselheira municipal do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Miréia Oliveira, que apresentou o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e mostrou fatos sobre desorganização da coleta pública de lixo da cidade e resíduos jogados a rua.


Por Cananda Carneiro e Valéria Pereira

Confira mais fotos: