Rádio Escola CEACO - clique e ouça

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Participação do CEACO na 9ª SEMACON no campus XIV da UNEB

 CEACO é convidado para SEMACON: semana de comunicação no campus XIV da UNEB de Conceição do Coité dia 18 de setembro de 2025 

Com importante  participação dos alunos Vinícius Natan, Pedro Vinicius, e Alice Carneiro e o diretor Edivan Carneiro explicando sobre o projetos de comunicação e sobre o PROVE (produção de vídeos estudantis) mostrando um dos filmes dos alunos chamado WEB.






Por Vinicius Natan 

Estudantes do CEACO participam da prova SABE

 Na sexta feira, dia 10 de outubro de 2025, foi realizada a prova SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação), com as turmas do 3° ano. Foi aplicada nos dois turnos (matutino e vespertino) e os estudantes foram bem recepcionados com brindes  de "boa sorte". 




Essa prova é importante para medir o conhecimento dos estudantes e identificar os pontos fortes e fracos da rede de ensino, em que é aplicada nos últimos anos de ensino (5°, 9° e 3° EM) com o intervalo de 2 anos.



Por: Miqueias Carneiro, Natalha Oliveira e Thavyne Santos.

Estudantes do CEACO participam da segunda fase da OBMEP

Neste sábado, dia 25 de outubro de 2025, irão acontecer as provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), os alunos que passaram na primeira fase, onde a competição é somente entre alunos da mesma escola, agora irão competir a nível nacional, concorrendo a certificados de menção honrosa e medalhas regionais e nacionais de bronze, prata e ouro.

Os estudantes do CEACO são:


▪︎ Antônio Bispo Santana Neto

▪︎ Erika Vidal Lima

▪︎ Guilherme De Jesus pinheiro

▪︎ Henrique carneiro Almeida

▪︎ Kevila dos santos de Jesus

▪︎ Laina Maria santos de Jesus

▪︎ Letícia vitória dos santos Lima

▪︎ Maíra clara Gomes de Jesus

▪︎ Nalisson cruz de Jesus

▪︎ Raíssa Araújo dos santos

▪︎ Ronald Silva de Almeida

▪︎ Samuel da Conceição Carneiro

▪︎ Vinicius Natan B. Cedraz Carneiro

▪︎ Yan Lima Araujo

 A segunda etapa da OBMEP, tem um diferencial importante em relação a primeira, a prova que na primeira fase era de questões de múltipla escolha, agora possui 6 questões abertas e a justificativa de cada resposta se torna obrigatória. A prova acontece às 14:30, porém os estudantes devem comparecer ao local de prova com uma hora de antecedência.

 Para os estudantes que irão realizar a prova em Ichu, o local de prova será o Colégio Luiz Júlio Carneiro.


Por Yan Lima Araujo e Manassés de Almeida Lima.

Estudantes participam da prova do SAEB com lanche especial na escola

Na tarde desta quinta-feira, os estudantes do terceiro ano participaram da prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). A ocasião contou com a presença de Francielle, coordenadora dos projetos Artisticos e Culturais do NTE, que acompanhou o momento e destacou a importância da avaliação para o desenvolvimento educacional dos alunos.

Para tornar o momento mais motivador, a escola preparou um lanche especial para a turma, além de bombons e mensagens. 








por: Ana Clara, Alexandra e Maria Clara

CEACO realiza Posse dos Representantes do Colegiado Escolar

 Na quarta-feira, dia 24, foi realizada a  posse dos representantes dos segmentos que compõem o Colegiado Escolar. no Teatro do colégio.

O momento foi para apresentar a equipe que atuará na gestão participativa da escola, representando professores, estudantes, funcionários e pais.

A posse contou com a presença da direção, professores e estudantes, reafirmando o compromisso do CEACO com a gestão do colégio e a construção coletiva da educação pública de qualidade.



Por: Emanuelle Almeida, Geisyele Lima, Clarice Anunciação

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Campeonato colegial acontece no CEACO, edição de 2025

O Campeonato esportivo ocorreu durante o mês de setembro, com muito entusiasmo, os alunos organizaram suas equipes e se prepararam com muita esperança na vitória.

Os times do campeonato deste ano, do matutino, foram: Ibis, Barcelona, Cavalgada FC, Meninos da Vila.  E os do vespertino foram: Pernalonga FC, Os Tragédias, Cachimbo, Bola na Rede.

O primeiro dia começou com muita euforia e uma boa competitividade, sendo os primeiros jogos Meninos da Vila 2 X 8 Cavalgada FC e Ibis 16 X 5 Barcelona. Os jogos seguiram ocorrendo com muita animação. O campeão foi o time Bola na Rede.







Por: Davi, Levi e Samuel




Estudantes participam de revisões para o ENEM

No dia 19 de setembro de 2025 aconteceu o 1º encontro de preparação (revisão de Linguagens), com a participação das turmas do terceiro ano, da professora Huda, do coordenador Léo, do Diretor Edivan e da professora Crislaine. Já no dia 02 de outubro teve o encontro de preparação de Ciências Humanas com os professores Felipe e Jadson. Ocorreu a continuação, com a revisão de Ciências da Natureza no dia 14 de outubro, com os professores Érica, Victor e Emerson. Além desses encontros, tivemos uma revisão de Redação com a presença de um convidado, o Prof. Abimael, do curso Lumos, de Feira de Santana. Mais duas reuniões de revisão estão programadas.

Por: Eloá Oliveira e Maria Vitória 








Alunos do CEACO visitam o FLIFS

No sábado, dia 27 de setembro de 2025, os alunos do 2º ano e alguns de outras turmas do CEACO, visitaram o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS). 

Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de receber um vale livro e  fizeram ótimas compras. Além disso, assistiram várias apresentações, tais como, cordéis, músicas e teatro. 

Foi uma experiência de muito conhecimento e aprendizagem de forma descontraída. 

Por: Fernanda Carneiro e Lívia Maria.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Acontece palestra do Projeto "Do espelho ao dendê"



Na quarta-feira, dia 25, ocorreu no auditório do colégio uma palestra do projeto “Do Espelho ao Dendê”, que abordou os temas racismo/preconceito, com a presença especial da professora da UEFS Sandra Nívea, que é da nossa cidade, Ichu.

Durante a palestra, a convidada destacou aspectos históricos da escravização no Brasil, explicando como o país foi dividido e distribuído para famílias no período colonial. Também trouxe reflexões sobre o desumanidade e como o racismo pode se manifestar até mesmo em situações aparentemente simples, como em “brincadeiras” do dia a dia.

A professora exibiu alguns vídeos com relatos de pessoas negras, que compartilharam experiências de discriminação racial. Um dos relatos mencionava o som de portas de carros sendo trancadas ao atravessar a rua. Outro vídeo mostrava um jovem negro sendo morto após tentar devolver dinheiro encontrado no chão a um policial, evidenciando a gravidade do racismo estrutural.

Durante o encontro, houve ainda uma conversa sobre a brincadeira de chamar pessoas negras de “macaco”. A professora Sandra Nívea interveio prontamente, com firmeza e dizendo: “Comparar uma pessoa negra a um macaco é o mesmo que comparar todas as pessoas negras presentes aqui a um macaco.”




                                                           Por: Clarice Anunciação, Emanuelle Almeida e Geisyele Lima