Na quarta-feira, dia 25, ocorreu no auditório do colégio uma palestra do projeto “Do Espelho ao Dendê”, que abordou os temas racismo/preconceito, com a presença especial da professora da UEFS Sandra Nívea, que é da nossa cidade, Ichu.
Durante a palestra, a convidada destacou aspectos históricos da escravização no Brasil, explicando como o país foi dividido e distribuído para famílias no período colonial. Também trouxe reflexões sobre o desumanidade e como o racismo pode se manifestar até mesmo em situações aparentemente simples, como em “brincadeiras” do dia a dia.
A professora exibiu alguns vídeos com relatos de pessoas negras, que compartilharam experiências de discriminação racial. Um dos relatos mencionava o som de portas de carros sendo trancadas ao atravessar a rua. Outro vídeo mostrava um jovem negro sendo morto após tentar devolver dinheiro encontrado no chão a um policial, evidenciando a gravidade do racismo estrutural.
Durante o encontro, houve ainda uma conversa sobre a brincadeira de chamar pessoas negras de “macaco”. A professora Sandra Nívea interveio prontamente, com firmeza e dizendo: “Comparar uma pessoa negra a um macaco é o mesmo que comparar todas as pessoas negras presentes aqui a um macaco.”
Por: Clarice Anunciação, Emanuelle Almeida e Geisyele Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário