Rádio Escola CEACO - clique e ouça

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Semana do Estudante tem início com mesa-redonda


  De 08 a 12 de agosto aconteceu no CEACO a Semana do Estudante. A abertura teve início no 3° horário com o tema: Juventude e vivência: perspectiva de felicidade.
  O diretor João Pedro abre a semana do estudante, e mostra seu real significado, que seria fazer com que o estudante busque novos conhecimentos de formas diferentes. Apresenta também o cronograma, onde mostra o dia que acontece a votação do TAL, AVE, FACE, EPA, FEST e o DANCE. Logo em seguida dão início mesa redonda, para discussão dos assuntos.


O professor Ailton também participou da abertura, e diz: "devemos pensar e repensar nas nossas atitudes como jovens aprendizes".




  As convidadas foram Cíntia Almeida e a terapeuta Paula Sampaio, que presta serviço a secretária municipal de Ichu e começa o assunto discutindo sobre o quanto gostamos de nós mesmos.



   Fala da questão de onde ela mora que a maioria dos jovens ou morrem ou estão presos, e afirma que os idosos estão se cuidando melhor que os jovens ultimamente.
  Ela também é psicanalista e compara: "A oportunidade é um cavalo ensaboado, difícil de domar, mas não impossível".

   É mostrado a definição de autoestima, que é valorizar-nos, e aceitar-nos como somos, e pensar que somos capazes de fazer tudo que nos propomos.
   Foi citado um depoimento sobre uma garota que precisava de ajuda, que tinha uma baixa autoestima e não se via resolvendo seus problemas, e queria cometer suicídio. E um vídeo sobre um homem, Nick, que não tinha braços nem pernas e sempre dizia que devemos ser gratos apesar de tudo. Paula conclui com esse vídeo e com a música coração de estudante de Milton nascimento.
   Cíntia Almeida falou sobre as cotas. Convidada pela professora Márcia diz que as cotas dependem muito de luta e resistência. O real sentido das cotas é acabar com o abismo entre escolas públicas e particulares. Ela concluí com a poesia de Rafael Carnevalli - O outro lado, que fala da corrupção, dos lados que não aceitam a verdade e que cobrem a verdade, a realidade da favela com o rico.




Para fechar os assuntos o professor Edivan diz: "A semana do estudante durante todos esses anos é uma grande oportunidade, e devemos sim aproveitar as oportunidades que chegam até nos". Por fim, é feito um questionário e se encerra com os agradecimentos a todos presentes.


Por José Maicon e Alisson Lavisque.



Veja mais fotos: 












Nenhum comentário:

Postar um comentário