Rádio Escola CEACO - clique e ouça

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Entrevista: Cooperativismo no município de ichu


A  entrevista  foi feita com  Valéria Pereira Carneiro, Nascida em Ichu no dia 17 de abril de 2000, Graduada em Tecnologia em Gestão de Cooperativas e estudante da Pós Graduação de Contabilidade para Organizações do Terceiro Setor. É colaboradora efetiva da Cresol desde 15 de Junho de 2020, mas está na organização desde 03 de fevereiro de 2020, quando começou como estagiária.

Essa entrevista teve como objetivo saber sobre o seu trabalho que é Cooperativismo, que além de tirar nossas dúvidas e com a sua ajuda, ficamos mais atentas nesse assunto. 

Todos deveriam saber um pouco sobre cooperativismo pois se trata de assunto de grande importância para ajudar a melhorar a vida das pessoas.

 

O que é o cooperativismo e como surgiu?

O cooperativismo é um movimento social, que tem como base a união das pessoas com um mesmo objetivo. Surgiu em 1844, no período da revolução industrial, na Inglaterra, com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas. 

 

Quais são os objetivos do cooperativismo?

 O objetivo do cooperativismo é promover desenvolvimento econômico e social dos seus membros e da comunidade no qual está inserida, visto que a mesma não se preocupa apenas com as pessoas, mas também com o local em que está!

Existem hoje 7 ramos de Cooperativas, sendo estes: Agropecuário, Crédito, Transporte, Trabalho, Saúde, Consumo e Infraestrutura. Elas são fundadas com no mínimo 20 pessoas, exceto as cooperativas de trabalho, que precisam de pelo menos 7 pessoas.

 

Então, qual a diferença entre uma cooperativa financeira e um banco

tradicional?

Enquanto cooperativa, conseguimos ter um atendimento mais humanizado e taxas de juros mais baixas, A principal diferença de uma cooperativa para um banco, é a estrutura organizacional. Que no banco, é um dono, ou uma sociedade de algumas pessoas, enquanto uma cooperativa, todo mundo é sócio, dessa forma, a receita, não é apenas de alguns, é de todos. Além disso, as cooperativas não possuem lucro, quando se tem um resultado positivo, gera-se uma sobra, e essa sobra é destinada para os fundos de reserva e é partilhado entre os sócios, se assim for definido em assembleia geral

 

Cooperativas de crédito e cooperativas financeiras são a mesma coisa? 

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras, existe apenas às cooperativas de Crédito, no meu período de estudante, muitas pessoas relataram que estavam tentando mudar essa nomenclatura, visto que nao era uma cooperativa apenas para crédito, mas uma organização financeira completa, com diversos outros serviços além do crédito.

 

Quais cooperativas existem no município de Ichu e como as pessoas podem participar?

Em Ichu, de meu conhecimento tem a cooperativa da Cresol, que é uma cooperativa de crédito, e a COOPERAGIL, que é uma cooperativa de produção. Para participar da Cresol, é necessário apenas ser sócio, que está abrindo a conta. Com relação à COOPERAGIL, eu não sei como funciona o processo de associação.

 

Que importância tem o cooperativismo para os jovens?

 O cooperativismo é um caminho para o mercado de trabalho e o desenvolvimento social das pessoas, tanto quanto qualquer outro trabalho, entretanto, não é tão conhecido. Quando eu estava estudando, um professor me falou a seguinte frase “o cooperativismo é o futuro, e o futuro é agora”, o cooperativismo pode abrir muitas portas para os jovens.

 

Que recado você gostaria de deixar para as pessoas e principalmente para os jovens em relação ao cooperativismo?

 O cooperativismo surgiu como uma alternativa na revolução industrial e desde então vem crescendo há mais de 170 anos, e ainda tende a crescer mais, porém depende da participação das pessoas, então, se você faz parte ou tem a possibilidade de fazer parte, entre de cabeça e contribua o máximo para o desenvolvimento da organização, porque todos só terão a ganhar com isso!

 Por Michelly, Dysla e Paôlla.



Nenhum comentário:

Postar um comentário