Rádio Escola CEACO - clique e ouça

segunda-feira, 6 de maio de 2024

CEACO elege líderes de classe

Na manhã do dia 12 de março, os corredores da escola foram palco de uma eleição emocionante. Enquanto os alunos transbordavam entusiasmo, os candidatos demonstravam uma mistura de ansiedade e determinação. A votação transcorreu de forma ágil e pacífica, com cada estudante escolhendo seu representante com um simples gesto de assinatura em suas devidas salas.


Os novos líderes têm pela frente a importante missão de serem a voz de seus colegas, levando questões, reclamações e sugestões à direção e coordenação da escola. Espera-se que exerçam suas funções com comprometimento e responsabilidade, contribuindo para um ambiente educacional cada vez mais participativo. Que este novo ano letivo seja repleto de aprendizado e crescimento para todos os estudantes!


Os vencedores foram anunciados com alegria:
- No 1º ano A do integral: Amanda Ravelle e Edio Manoel;
- No 1º ano B do integral: Fernanda de Jesus, João Levi e Rafael dos Santos;
- No 2º ano A do matutino: Hortência Soares e Eric Ferreira da Silva;
- No 2º ano B do matutino: Alessandra Rodrigues e Ramon Carneiro;
- No 3º ano A do matutino: Bruna Rebeca e Indiara Silva;
- No 3º ano B do matutino: Sâmela Pereira, Jair Riquelme e Bianca Silva;
- No 1º ano do vespertino: Guilherme de Jesus e Vitória Rodrigues;
- No 2º ano do vespertino: Lavínia de Souza e Laysa Pereira;
- No 3º ano do vespertino: Ylana Júlia e Taygo dos Santos.






















Veja mais mais fotos aqui.
  
Por Jordanna Oliveira

sexta-feira, 3 de maio de 2024

O CEACO realiza a mobilização dos estudantes para isenção do ENEM

Entre os dias 15 e 26 de abril, o CEACO realizou a mobilização dos estudantes, principalmente os do terceiro ano, para isenção da taxa de inscrição do ENEM 2024.

Alguns professores e coordenador pedagógico foram as salas de aulas conscientizar os alunos para se inscreverem disponibilizando chromebooks e orientando o processo de inscrição na sala de coordenação. 

Foram escritos 21 alunos do 3º ano A, 20 do 3º ano B e 19 do 3º ano vespertino, além de alguns alunos do segundo ano. A iniciativa faz parte do Projeto Rumo à Universidade Pública (idealizado por alguns professores) que acompanha e orienta os estudantes desde a isenção à inscrição e prova do ENEM, além do processo de seleção das vagas no SISU (Sistema de Seleção Unificadas das universidades públicas brasileiras) e matrícula nos cursos aprovados.


Por Diego Carneiro

CEACO realiza a sensibilização dos projetos artísticos de 2024

No dia 8 de abril, das 10:25 até as 12:00, aconteceu a sensibilização dos projetos artísticos de 2024, com as turmas do 2ºB, 3ºA e 3ºB.

O evento teve inicio com explicações sobre como acontece os projetos, com o coordenador Leandro e os professores Edivan, Maria Neja, Luciene e Huda. 

Os projetos começam com oficinas na escola envolvendo alunos interessados, depois das oficinas são realizados os festivais de filmes (PROVE) e músicas (FACE), sarau literário (TAL), exposição de telas (AVE) e álbuns (EPA), onde são escolhidas e premiadas as três melhores obras de cada projeto e a melhor de cada modalidade é inscrita para a etapa regional do NTE 04 - Serrinha. Também ocorre a etapa estadual realizada com as melhores obras de cada NTE

 Por Alessandra Rodrigues e Layla Márcia

Veja mais fotos aqui. 


CEACO realiza viagem para Morro do Consolo

No dia 15 de abril de 2024 o CEACO realizou uma viagem para o Morro do Consolo, com intuito de mostrar para os alunos como é a natureza incrível que só existe no nordeste brasileiro, que é o bioma caatinga. Os professores que acompanharam a atividade foram prof. Edivan, profa. Neja e profa. Camila. Essa é uma atividade do projeto Aula viva na caatinga, coordenado pela professora Neja.

Lá, os estudantes encontraram várias espécies de árvores e plantas da caatinga e estudaram como elas sobrevivem em um terreno tão rochoso e com pouco solo para sua sobrevivência. Com o processo de queda das suas folhas, as árvores conseguem armazenar a água da chuva no solo, nas raízes ou até mesmo no caule dependendo da espécie. No período de seca, onde não há chuva, algumas delas fazem suas folhas caírem para que consigam sobreviver, reduzindo a perda de água por transpiração.


Depois de conversar sobre o funcionamento da floresta os estudantes entraram na caatinga para conhecer as espécies de árvores e plantas nela encontradas e saberem qual sua utilidade para tratamento de saúde, de acordo com as experiências de nossos ancestrais, especialmente orientados pelo guia do grupo Cristóvão do Canavial, proprietário da área visitada. Os alunos fizeram fotos das árvores e irão fazer pesquisas sobre elas para elaborar um livreto falando sobre sua utilização medicinal. Depois do lanche, retornaram para a cidade, todos muito cansados.


Por Bruno Nadson e Luiz Júnior

João Paulo, Antônio Rodrigo, Douglas e Cleidson Rios














Veja mais fotos aqui.