Rádio Escola CEACO - clique e ouça

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

ESTUDANTES DO CEACO SE PREPARAM PARA O ENEM

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ocorreram nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, os candidatos enfrentaram uma prova com duração de 5h30min, e no segundo dia, a prova teve duração de 5 horas. O tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, uma temática relevante e desafiadora que gerou reflexões entre os estudantes.

Para preparar e incentivar os alunos a enfrentarem o ENEM, o Colégio Estadual Aristide Cedraz de Oliveira promoveu diversas atividades, como rodas de conversa, aulões de redação e organização de listas para solicitar transporte para os locais de prova. Essas ações tiveram como objetivo proporcionar uma melhor preparação emocional e pedagógica para os estudantes.

No total, 70 alunos do colégio participaram do exame, sendo 53 alunos do 3º ano, 16 do 2º ano e 1 aluno do 1º ano, Letícia Araújo Machado, do 3º A. Letícia compartilhou sua experiência com a gente: "É uma prova muito desafiadora, que vai além do que vemos no ensino médio. A redação teve um tema muito importante, mas tive um pouco de dificuldade para desenvolvê-lo", contou a estudante.

Já a aluna Sâmela Pereira Silva, do 3º B, teve uma visão positiva sobre a experiência: "Foi meu primeiro ENEM e eu não achei um exagero. A prova foi exatamente como eu esperava. É um pouco cansativo psicologicamente, pois precisamos ler e interpretar muitos textos, além de produzir bastante em 5 horas. Mas, no geral, foi uma experiência incrível."

O aluno Ramon Carneiro Araújo, do 2º B, relatou as dificuldades que enfrentou: "Achei que a prova estava num nível muito avançado em relação ao que aprendemos no ensino médio. Muitas questões, como a de um texto sobre indígenas, não tinham conexão com as imagens que acompanhavam. Foi uma prova difícil e desafiadora."

Em uma entrevista enviada para o site da escola, a professora de História De Meus Ancestrais, Neja , destacou a relevância do tema da redação do ENEM 2024. "Eu gostei muito do tema deste ano porque abordou uma temática que retrata uma situação crítica que vivenciamos na sociedade brasileira: o racismo. Esse problema tem raízes desde o período colonial e ainda é muito presente na nossa cultura. A escolha desse tema é importante, pois permite que os estudantes, ao refletirem sobre ele, adquiram uma nova visão sobre sua cultura e sobre os desafios sociais atuais", explicou. A professora que também ressaltou dizendo que o tema era algo com o qual a maioria dos estudantes já estavam familiarizados, o que possibilitou maior facilidade para expressar  suas opiniões. "O racismo é uma questão que os alunos conhecem bem, então muitos conseguiram desenvolver a redação com maior clareza e profundidade", completou.

Para a direção e os professores do CEACO, o coordenador Leandro ressaltou a importância do ENEM para a trajetória dos estudantes: "O ENEM é uma etapa fundamental para quem deseja ingressar na universidade. Com as notas do exame, os participantes podem acessar oportunidades em universidades públicas e até garantir bolsas em instituições privadas."

A participação no ENEM 2024 foi um marco importante para os estudantes do Colégio Estadual Aristide Cedraz de Oliveira, e todos esperam que, com o suporte da escola e a dedicação dos alunos, os resultados possam abrir portas para o futuro acadêmico e profissional de cada um.


POR: Jordanna Oliveira, Lavínia Pereira, Diogo Vinicius, Maria Clara, Robert Moisés, Rai Marlon.

Reportagem da Feira de Ciências

No dia 28 de novembro deste ano, foi realizado no CEACO a 1º Feira de Ciências com tema geral Consciência Negra.
A Feira foi organizado pelas turmas do 1º e 2º ano matutino e vespertino, onde todas as turmas receberam um sub tema dos professores que estavam por conta.

Os estudantes receberam as propostas de trabalho um mês antes pra nos organizarmos e pensarmos como fazer, a sala foi arrumada no dia 27 pra ser exposta no dia seguinte, todas as stands foram feitas pelos próprios alunos.
No dia da exposição as stands foi aberta pela manhã e pela tarde, nos horários das 09h às 12h pela manhã e 13h às 16h pela tarde, recebemos visitas da população Ichuense, que inclusive ficaram muito supresos. No mesmo dia, no fim do expediente todos os alunos desmancharam as stands e arrumaram a sala novamente.

Para o estudante do 1ºA Samuel a Feira de Ciências “foi muito bom porque foi um experiência nova e divertida!”

Por João David, João Vitor; Layla Márcia e Pedro Oliveira.