Rádio Escola CEACO - clique e ouça

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ichu: COELBA autoriza a retirada dos fios de alta tensão que passam sobre a quadra de esportes do CEACO


Na área do Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira (CEACO), existe uma quadra poliesportiva que é utilizada pelos alunos que estudam nos turnos matutino e vespertino.
Embora a quadra seja dotada de uma infraestrutura dentro dos padrões com alambrado, arquibancada e refletores, a referida praça de esportes não dispõe de uma cobertura o que dificulta a realização de jogos em épocas de chuva e prejudica também a prática durante momentos de sol intenso.
A falta de cobertura não é considerada tão grave, quanto a rede de alta tensão (13.800 volts) da Companhia de Eletricidade da Bahia (COELBA) que passa por toda extensão da quadra.
O fio de Alta Tensão passa por toda extensão da quadra do CEACO causando sérios riscos
Conforme Edvan Carneiro, Diretor do CEACO,  a quadra foi construída em 2009, e os alunos só puderam utilizá-la seis meses depois, quando a escola adquiriu uma rede de contenção (um investimento de mais de R$ 3.000,00 para uma escola que tem tanta carência de recursos/investimentos, como qualquer escola pública). Mesmo com a rede de contenção, o Diretor da Unidade de Ensino teme que ocorra um acidente caso um cabo se parta.
Edvan ressaltou que foram diversas tentativas junto a COELBA em busca de uma solução, chegando a acionar o Ministério Público.
Em dezembro de 2011, fiscais/engenheiros da Secretaria de Educação do Estado e da SUCAB junto com funcionários da Empresa Energisol Engenharia visitaram a escola para iniciar as obras de cobertura da quadra esportiva, com recursos do MEC/FNDE no valor de R$ 173.103,04, uma obra de suma importância para as atividades de Educação física e para a prática esportiva na escola.
Para tristeza da direção, professores e alunos, os fiscais suspenderam o início da obra até que se resolva o problema, ficando a escola inclusive correndo o risco de perder os recursos.
Depois de muita espera, na manhã de ontem, 05 de julho, funcionários de uma empresa que presta serviço à COELBA estiveram no município de Ichu e iniciaram as escavações dos buracos para a retirada dos postes e dos fios que além de passarem sobre a quadra do CEACO, passam também na área do Auto Posto Ichuense.
De acordo com um funcionário da empresa, a COELBA está exigindo agilidade no trabalho e eles estão aguardando apenas a companhia enviar os postes.
O Diretor Edvan Carneiro, disse que vai continuar acompanhando e cobrando dos responsáveis pela obra de retirada dos fios, para que a SUCAB (Órgão do Governo do Estado) inicie o mais rápido possível a cobertura da quadra.
Com a quadra coberta, ficará muito mais cômodo e tranquilo a realização de competições esportivas e eventos culturais.
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário