Rádio Escola CEACO - clique e ouça

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Estudante Rebeca vence a Olimpíada de Língua Portuguesa

A Estudante Rebeca Gonçalves, 2º ano matutino, venceu as Olimpíadas de Língua Portuguesa no CEACO, com o texto "Maior crescimento versus menor segurança".
As olimpíadas foram realizadas pela professora de Língua Portuguesa Huda da Silva Santiago, nas turmas de 2º ano, através de oficinas de produção de texto do gênero artigo de opinião, realizadas desde o início de julho deste ano.
Nas oficinas os estudantes leram e produziram artigos de opinião, sendo que da última produção foram escolhidos 5 textos de cada turma para a seleção final que aconteceu no dia 29/08/2012, às 14h40min, no pátio da escola. 
Os dez textos escolhidos foram lidos para toda a comunidade escolar e uma Comissão julgadora composta pelo professor Gildenor Oliveira, pela professora Marly Cordeiro e pelo diretor Edivan Carneiro, escolheu o melhor texto que irá concorrer na etapa municipal que deve ocorrer entre os dias 10 e 21 de setembro, a ser organizada pela Secretaria Municipal de Educação.
Além de Rebeca, participaram os estudantes Alefe Mota (Gravidez na adolescência), Daniel Copertino (O fechamento do matadouro municipal), Danrley Oliveira (Crescimento urbano ou segurança?), Eric Rodrigues (Interditações em matadouros municipais), Erik Santiago (Uso obrigatório de capacete), Mariana Carneiro (Gravidez na adolescência), Rozânia Pires (O matadouro foi interditado), Tatiane Silva (Gravidez na adolescência) e Vanderlito Lima (O uso de aparelho sonoro em transporte coletivo). A escola irá publicar os demais textos em um livreto assim como pretende fazer com as produções do projeto Tempo de Arte Literária.

Parabéns a todos que produziram textos em sala de aula e à professora Huda por ter trabalhado as olimpíadas em nossa escola! 


Leia a seguir o texto vencedor


Maior crescimento versus menor segurança
 Rebeca Gonçalves Leite
Minha cidade, no semiárido baiano, de nome meio incomum, Ichu, emancipada a 50 anos, tem 5.255 habitantes e de formato geográfico de triângulo. Como toda cidade pequena, apresenta coisas positivas e negativas, entre elas pouco desenvolvimento e muita segurança.
Muitos de nós moradores falamos da falta de desenvolvimento, de fontes empregatícias, etc. Mas em compensação é muito mais segura, aqui não há tiroteio, quer dizer, quase nunca, assaltos a bancos, as crianças e adolescentes ainda têm a liberdade de brincar e andar pelas ruas sozinhos até mais tarde.
O problema é que nossa amada cidade não oferece cursos técnicos para os jovens se profissionalizarem, não tem empregos qualificados, poucos comércios assinam carteira de trabalho. Várias pessoas que saíram daqui em busca de algo melhor em cidades grandes sonham em voltar para sua terra natal, que oferece segurança até então. Mas em consequência do crescimento urbano, a nossa segurança irá diminuir.
Eu, particularmente, gostaria de ver minha cidade crescer, oferecendo empregos, cursos, embora sei de todas as más consequências que isso trará, como drogas e violência. Enfim, cidade evoluir, empregos aumentar de acordo com a proporção das pessoas que aqui virão morar e segurança diminuir está se tornando uma lei do mundo, e, por mais que demore, nenhuma cidade será pequena para sempre. Esperamos que em Ichu, a administração invista em nossa segurança, lazer, educação, garantindo uma melhor qualidade de vida para todos nós.



Um comentário:

  1. Realmente, Rebeca Gonçalves mereceu!
    O texto é bastante criativo e retrata os problemas de uma pequena cidade.

    ResponderExcluir