Rádio Escola CEACO - clique e ouça

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ESTUDANTES DO CEACO PARTICIPAM DO SEGUNDO ANO DO AVALIE


O AVALIE – Avaliação Externa do Ensino Médio, projeto da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento dos estudantes das escolas exclusivas de Ensino Médio, a fim de elaborar políticas (ações) que garantam o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes.
Participaram das atividades do AVALIE, este ano, os estudantes das 2ª séries, que responderam a um questionário sociocultural (104 questões), uma prova de Linguagens e Matemática (40 questões objetivas e 01 de produção textual) e uma de Ciências da Natureza e Ciências Humanas (40 questões). Os professores e a Direção também responderam questionários avaliativos sobre como se desenvolve o trabalho pedagógico na escola.
O AVALIE foi aplicado no CEACO, nos dias 01, 02 e 03 de novembro, e participaram cerca de 80 estudantes, respondendo o questionário sociocultural (no primeiro dia, com duração de 50 minutos), e às provas (no segundo e terceiro dia, 3 horas de duração).
O AVALIE trabalha com as mesmas competências e habilidades do ENEM, verificando o desempenho dos estudantes através de questões contextualizadas e interdisciplinares, em que os estudantes são estimulados a resolver situações problemas vividas na atual sociedade.
O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, responsável pela elaboração dos questionários, provas e pela tabulação dos resultados fornecerá a cada estudante um boletim com seu desempenho e às escolas, DIREC's e Secretaria de Educação, um relatório sobre a situação da educação.
No próximo ano, os estudantes vão completar o ciclo de três anos do AVALIE, desta vez participando do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que além de revelar a evolução do desempenho do estudante (da escola/DIREC/SEC-BA) ao longo de todo o Ensino Médio, dará oportunidade de concorrer a vagas em universidades públicas federais e em universidades privadas, através do PROUNI – Programa Universidade para Todos do MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário