Rádio Escola CEACO - clique e ouça

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Pais e mestres discutem sobre a aprendizagem dos filhos

No sábado, dia 18/04/2015, pela tarde, foi realizada a primeira reunião de pais e mestres do ano no Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira (CEACO). A reunião contou com a presença de vários pais e mães de alunos, que participaram com o intuito de procurar ficar por dentro do que está sendo discutido na escola e como está o desenvolvimento dos alunos/filhos.

No início da reunião houve apresentação dos pais, professores e funcionários e o diretor João Pedro apresentou alguns informes, como exemplo, a realização da eleição de líderes de turma na escola e sobre o atraso da merenda escolar e a dificuldade pra adquiri-la. Além disso, o professor Edivan relatou sobre o calendário letivo e o questionamento dos alunos por estudarem nos sábados. 
Foi discutido entre pais e professores sobre Projetos Estruturantes da Secretaria de Educação da Bahia, criados a partir da experiência das escolas estaduais, a exemplo do FACE - Festival Anual da Canção Estudantil; AVE- Artes Visuais Estudantis; TAL- Tempos de Literárias; e JERP - Jogos Estudantis da Rede Pública. 
Além disso, foi apresentado o projeto Meio Ambiente: saber cuidar ativo na escola desde 2013 com a coordenação da professora Márcia, e também o Projeto Comunicação Interação e Aprendizagem por meio do qual os estudantes produzem notícias da escola para o blog, o boletim e a rádio-escola, apresentada nos intervalos das aulas, pelos estudantes do segundo ano vespertino e matutino. 
Além disso, também foi apresentada a festa junina que já é tradição no colégio e que já esta mais perto do que longe de acontecer.
Dando sequência aos trabalhos a professora Tânia fez uma dinâmica com o texto “Boletim do Papai” e, depois da leitura, abriu espaço para quem quisesse comentar alguma coisa sobre a dinâmica e apenas um pai comentou (Adailton Carneiro). Também foi exibido um vídeo que falou sobre a presença dos pais na escola.

Na reunião, ainda foi discutido sobre o comportamento e interesses dos alunos na sala de aula, mas também fora. Os pais foram divididos em 4 grupos para responder perguntas sobre de que forma eles têm contribuído na educação dos seus filhos, o que esperam da escola em relação á formação (ensino/aprendizagem) dos seus filhos, de que maneira a escola pode contribuir na transmissão de valores como disciplina, respeito mútuo, preservação ao patrimônio, solidariedade, compromisso, etc., e como a família e a comunidade escolar podem intervir para que os jovens sejam bem sucedidos na sociedade atual cheia de conflitos e desafios.
Nas discussões das questões percebemos que o uso do celular dentro da sala de aula não ocorre somente com os próprios alunos mas também por alguns professores. Enfim, os pais também debateram entre si sobre o uso do celular pelos seus filhos na sala de aula. Foi destacado também como problema a falta de professores. 
A reunião foi encerrada com um sorteio entre pais e representantes e a ganhadora foi a aluna Ana Karollayne do 2º ano matutino.

Por Jaqueline Silva, Andreza Mota,
Maria Benedita e Eduarda Carneiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário