Rádio Escola CEACO - clique e ouça

terça-feira, 10 de novembro de 2015

CEACO: Professor de Química faz exposição de minerais para estudantes

Trabalhando com geociência uma abordagem do Ensino Médio, o professor de química da escola, Ivan Martins disponibilizou aos estudantes do CEACO o contato com minerais composto por elementos presentes na Tabela Periódica, trabalhados em química e relacionados à crosta terrestre, conteúdo referente à geografia.
Inicialmente a proposta era trabalhar de forma lúdica com os estudantes da 1ª série, para mostra-los que os elementos trabalhados na tabela existem, estão presentes no ambiente e vão muito além da teoria, formando os minerais e as rochas.
Foi feita apresentação utilizando as TICs, onde o professor abordou no ponto de vista geográfico a definição de rocha e mineral, identificando/exemplificando com as amostras disponíveis. Eram elas: calcita, fluorita, enxofre, feldspato, rochas ígneas, magmáticas e sedimentares, quartzo verde, rosa e transparente, além de dois tipos de óxidos.
Após a apresentação foi feito um bingo similar ao tradicional, porém eram feitas perguntas relacionando conhecimentos geológicos e químicos, ao que denominaram “Bingo Geoquímico”.
Ao final da aula, os estudantes demonstraram interesse sobre as rochas, ficando em exposição na sala de vídeo durante todo o intervalo.
A exposição foi feita com o apoio do Laboratório de Geologia vinculado ao Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), sob supervisão da Prof.ª Msc Tainã Mamede e colaboração do estudante de Química, João Paulo Magalhães.






Texto e fotos por: Andreissa Oliveira,
2ª série matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário