Rádio Escola CEACO - clique e ouça

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Professores de Língua Portuguesa realizam oficinas do TAL no CEACO

Entre os dias 4 de junho e 20 de Julho ocorreram às oficinas do TAL (Tempo Artístico e Literário) no CEACO (Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira), que tem o objetivo de produzir textos do gênero literário poético (poema). 
O TAL é um Projeto que já aconteceu diversas vezes no colégio e esse ano não foi diferente. Como de costume, os alunos produziram seus poemas em sala de aula, mas outros optaram por fazer nos arredores da escola procurando por locais mais silenciosos. Para produzir os poemas os alunos tiveram aulas sobre o assunto e contaram com o auxílio dos professores responsáveis pelas oficinas do Projeto. 
Os alunos dos 1° anos ficaram sob a responsabilidade da professora Ilka que fez algumas aulas com os alunos falando sobre o gênero literário poema e os mostrando trextos de diversos autores da literatura brasileira. 
“Percebi que tem muitos alunos que têm dificuldade na escrita e que não sabem se expressar de imediato, por isso esse momento da oficina permite que eles entendam o que é a poesia e o que é um poema para contribuir com a sua própria escrita e colocá-la em prática”, disse a professora em entrevista.
O 2° ano ficou com o professor Edivan, que desenvolveu oficinas com leituras de obras poéticas e atividades de análise de textos. 
“O TAL é uma experiência de produção textual, que coloca o aluno em uma situação na qual ele irá fazer um poema que não será, necessariamente, para o professor ler e sim para outras pessoas. E a partir desse momento, o aluno terá mais cuidado ao fazer seu texto, se preocupando em agradar futuros leitores”, disse Edivan, que ainda acrescentou: “O TAL ainda sofre muita resistência dos alunos, por ser um Projeto 'obrigatório' e muitos dos estudantes não o veem com bons olhos e o acham chato. Mas no final das contas acabam saindo bons textos e isso é bem gratificante”.
O 3° ano ficou com a professora Huda que em suas oficinas trabalhou com poemas de diversos autores da literatura brasileira e de edições passadas do TAL, analisando os recursos expressivos presentes nos poemas, para depois dar início à produção. 
“O TAL é a oportunidade de estimular a criatividade dos estudantes, de conhecer e produzir literatura”, disse a professora Huda, que acrescentou. “A participação dos estudantes nas oficinas de leitura e produção de poemas é ótima. Alguns que não têm tanta habilidade em produzir textos literários, às vezes, resistem um pouco na hora de escrever o próprio poema, mas no fim todos acabam fazendo e sempre, o resultado é surpreendente: textos originais e cheios de lirismo!”.

Após a produção dos poemas serão realizados dois Saraus de leitura das produções: o primeiro será em sala, em que os professores escolhem e leem, cerca dez poemas para que os alunos escolham os dois melhores da turma para participar do Sarau Escolar. Esse segundo momento, será realizado no dia 21/08/2018, num evento aberto ao público externo para a apresentação dos textos escolhidos nas turmas e premiação dos três melhores, além da escolha do melhor poema para participar da etapa regional do TAL, no Núcleo Territorial de Educação (NTE 4), em Serrinha.
E você caro leitor está convidado a participar e desfrutar do que os alunos do CEACO produziram no TAL deste ano!

Por Engel Cruz, Hiago Mendes e Mateus Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário