Rádio Escola CEACO - clique e ouça

terça-feira, 10 de julho de 2018

Estudantes de Iniciação Científica participam de oficina para a criação de site

    Dia 9 de julho de 2018, às 13h30min, no CEACO, ocorreu uma oficina exclusiva para os participantes do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) das áreas de "Iniciação Científica" e "Comunicação e Cultura Digital".
     O evento fez parte do processo de criação do site do "Projeto Memórias, Acervos e Narrativas", desenvolvido pela professora Huda Santiago, coordenadora do campo de integração curricular de Iniciação Científica, no ProEMI, que desenvolve pesquisas para a produção de acervos de fotografias, documentos e narrativas sobre o  patrimônio cultural do município de Ichu.  Nessa primeira etapa, o foco da pesquisa é a contrução da história da própria escola.
    Na equipe de Iniciação Científica os estudantes estão pesquisando e reunindo narrativas, acervos fotográficos e documentos antigos do CEACO (Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira) visando a criação de um site para disponibilizar o material coletado e, em função disso, Lucas Cardoso, estudante de Engenharia da Computação na UEFS, foi convidado a vir ao colégio para realizar uma oficina sobre desenvolvimento Web, abordando temas como tags e sistemas de programação.
Durante a oficina os alunos puderam interagir e tentar aplicar o conhecimento passado, utilizando os computadores do laboratório de Informática que, apesar de velhos e um pouco gastos, possibilitaram um bom desempenho dos alunos no trabalho.
Alguns participantes foram entrevistados, e falaram sobre a experiência desenvolvida:
Matheus Oliveira, estudante do 3° ano
    Perguntado sobre o que achou da oficina, desenvolvida pelo projeto, Matheus Oliveira disse: “É um projeto muito interessante pois, ele faz com que você mexa com algo que não está familiarizado, a usar, como é o caso da programação”. O estudante falou, também, sobre sua participação: “Está sendo razoavelmente agradável porque ele sabe discutir muito bem, eu dei minha opinião conversei e fiz algumas perguntas… foi isso”. E finalizou dando sugestões para as próximas pesquisas do ProEMI de Iniciação Científica: “Devemos ser mais objetivos, faltamos com a objetividade no trabalho sobre o CEACO e perdemos muito tempo… resumindo nós não estamos cem por cento focados”.
Lucas Cardoso (Hacker), estudante da UEFS
    Lucas falou como foi a sua experiência em desenvolver a oficina: “Foi um projeto ótimo e eu quero continuar envolvido no mesmo para estar auxiliando e ajudando a equipe de Iniciação Científica a desenvolver o site. Assim que tive contato com a professora Huda eu gostei muito da ideia, pois eu poderia estar passando um pouco da minha experiência em relação a desenvolvimento de site”. E acrescentou sua opinião a respeito da iniciativa do projeto: “Até mesmo eu, na condição de aluno de Iniciação Científica, a nível de graduação, acho que a iniciativa é muito importante porque o projeto tem todo um trabalho e a todo momento você tem que estar procurando coisas novas, buscando formas de conseguir alcançar seu objetivo para obter êxito no final”.
Huda Santiago, coordenadora do ProEMI de IC
       A professora Huda também falou um pouco sobre a oficina: “A experiência de promover essa atividade com os alunos é legal, pois eles se tornam protagonistas das atividades desenvolvidas por aqui, o que acaba sendo também a idéia do ProEMI de Iniciação Científica, que tem o intuito de, justamente, colocar o aluno na vanguarda dos trabalhos feitos no projeto”. E acrescentou: “Esse site irá nos ajudar a disponibilizar para a comunidade interna e externa, tudo o que foi produzido no projeto "Memórias, Acervos e Narrativas" se tornando mais acessível para a mesma”. Depois comentou como se sente em desenvolver o projeto: “É ótimo, uma das melhores coisas que a gente tem feito na educação básica porque mostra que Iniciação Científica não é algo exclusivo da universidade e, a partir do ensino médio, já podemos começar a ter noções sobre o que é fazer pesquisa e ciência, o que é fantástico!”.

   A estudante Emilly Lorrana comentou sua experiência com o trabalho de pesquisa na Iiniciação Científica considerando “Interessante, pois contribui para o reconhecimento da história de muitos patrimônios, na sociedade ou especificamente para os ichuenses”. Ela também avaliou, brevemente sua participação: “Boa, estou sempre a contribuir". E finalizou: “Devemos ser mais ágeis em termos de propagar as informações, para ficar acessível, mais rápido, para o público”.

    Para os interessados em saber mais sobre a produção site, informamos que o estudante Lucas trabalha como voluntário na ECONMPJR, uma "empresa júnior" especializada na produção de sites para microempresas e pequenos negócios. Microempreendedores interessados podem contratar a empresa para produzir um site, bastando entrar em contato pelo e-mail thelucascardoso@gmail.com
     O estudante também está disponível para maiores orientações na empresa ou via telefone, de segunda a sexta, das 7h30min às 9h30min. Os contatos estão disponíveis no site www.ecompjr.com.br.



Por Engel Cruz, Hiago Ribeiro e Mateus Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário