Rádio Escola CEACO - clique e ouça

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

CEACO realiza as oficinas do FACE

Entre os dias 10 de julho e 03 de agosto aconteceram no CEACO (Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira) as oficinas do FACE (Festival Anual de Canções Estudantis), que teve como participantes estudantes do 1° ao 3° ano, que se escreveram por interesse próprio.
Na primeira oficina, o professor Edivan Carneiro explicou como funciona o festival e suas etapas e o ex-aluno e músico Wadson Santana esclareceu a sua importância. Após esse momento, os veteranos contaram um pouco de suas experiências, para que dessa forma, quebrasse a tensão dos calouros.
Em seguida, foram ouvidas músicas dos festivais anteriores, tanto da etapa escolar quanto da estadual. Escutaram também músicas de vários gêneros musicais e diversos artistas brasileiros para inspirar na criação das letras, gerando debates entre os participantes sobre a diferença entre música arte e música comercial.
Na segunda oficina, retornaram a escuta das músicas, incentivando e alimentando as ideias para começarem a escrever as letras. Após esse momento, os participantes retiraram-se da sala em que acontecia a oficina e procuraram diferentes lugares da escola para que pudessem concentrar-se nas criações das letras.
A partir da terceira oficina, foram feitas atividades com os alunos por música, em equipe ou individualmente, reunindo os músicos (Wadson e João Pedro) juntamente com os compositores de cada música, para revisão da letra e a criação e gravação das melodia e arranjos.
 
Segundo o estudante Antonio Júnior, do 3º ano vespertino, um dos três finalistas do ano passado, “quem já participou sabe que o FACE é uma experiência única, que mostra pra si mesmo que você é capaz de fazer sua própria musica, ou de soltar sua voz no meio de muita gente”. O aluno também disse: “quem tem vontade de participar vai em frente, se arrisque... eu mesmo ouvi muita gente falando ‘tu não vai conseguir’ mas mesmo assim nunca desistir. E foi tanto que até fiquei entre os finalistas aqui no CEACO.”
O estudante, ainda, deixou um recado para os que têm vontade de participar do FACE: “o segredo é manter o foco e fazer acontecer…. se supere e mostre que você é capaz. No final todos participantes saem ganhadores, com o que aprendeu, porque só o FACE vai lhe proporcionar isso.”
Com as canções sendo concluídas, ainda está semana começam os ensaios para o festival, que será no dia 21 de agosto (terça-feira) às 15h 30min.
Por Andreza Silva, Laíne Mota e Nágela Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário